sábado, 14 de fevereiro de 2009

Crítica: Arquitetura X Obra

Engana-se o profissional de Arquitetura que acha que não precisa conhecer nada de obra.
O conhecimento não pode ser pouco, tem que ser o necessário para se desenvolver um projeto que não cause surpresas para a execução da obra.

Um projeto de Arquitetura não se limita em fazer Plantas Baixas, Cortes e Fachadas, o conhecimento tem que ira além disso.

O Arquiteto tem que ter envolvimento com a Estrutura, Instalações Elétricas, Hidrossanitárias, Ar Condicionado, Detalhamentos e outros(mesmo em caso de reformas).

Assim evitaríamos obras longas sem prazos definidos, muitas coisas a resolver e orçamento completamente fora do"estimado".

O Projeto deve dar subsídios para quem vai orçar e executar a obra definindo corretamente preço e prazo.

Nos casos de Projetos Especiais, quaisquer que sejam, vai exigir um trabalho de pesquisa e parcerias bem montadas a cerca do mesmo para estabelecer um bom custoxbenefício.

Tenho ao longo de minha vida profissional tido várias experiências neste sentido.

Quando executo obras de projetos de outros profissionais, o trabalho se torna cansativo, longo, caro e por diversas vezes estabelecendo uma relação profissionalxcliente desgastante.

Isto pode mudar.

Existe alguma maneira diferente de se fazer isto?

É possível um profissional de arquitetura trabalhar em seu ramo sem conhecimento de obra, que faz parte de seu Currículo profissional?

Por favor enviem suas opiniões a respeito.